Lider Cristão e a Comunicação

MISSÃO INTEGRADA COM ADULTOS
(MICA)
TEMPLO CENTRAL
CURSO PARA LÍDERES E POTENCIAIS (CLIP)

O LÍDER CRISTÃO E A COMUNICAÇÃO


1. INTRODUÇÃO: Pv 18. 21; Pv 25. 11; Tg 1. 19.
- Deus é um ser comunicativo, e como o ser humano é a sua imagem e semelhança, herdamos dele essa qualidade.
- Comunicação é a chave para aprofundar o relacionamento entre o líder e o liderado.
- Sempre que conversamos com algumas pessoas e perguntamos: como vai o seu relacionamento com as demais pessoas, a resposta é direta: “falta comunicação, diálogo”.

2. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
2.1. O Processo da Comunicação Humana
- É de suma importância que haja uma ponte que ligue o mundo do líder ao do liderado e vice-versa. Esta ponte é a comunicação. Algumas pessoas são como castelos medievais. Seus muros altos as protegem com segurança de ataques que as possam ferir. São prisioneiras de si mesmas, ansiando por dar amor e serem amadas. Mas os muros protetores as tornam inatingíveis.
- Conforme ensina Gilbert Highet, “não existe uma só atividade humana que não seja afetada ou não possa ser promovida através da comunicação”. Comunicamos com nossos colegas no âmbito de trabalho, com nossos familiares em casa, com nossos irmãos em Cristo na igreja, com nossos vizinhos na comunidade onde moramos, etc. Em todos esses relacionamentos, se quisermos ter boa convivência, precisamos nos comunicar bem.

2.2. O que significa Comunicar
-A palavra comunicar vem do latim comunicare e significa “pôr em comum”, “tornar comum”. Em sentido prático, comunicar é transmitir idéias e informações com o principal objetivo de promover o entendimento entre os indivíduos. Para que a comunicação se realize, é necessário utilizarmos um código comum previamente estabelecido.

2.3. O que é Comunicar.
- A comunicação pode ser definida como um processo de inter-relação entre os homens, caracterizado pelo emprego de signos ou símbolos organizados em mensagens. Signos são representações da realidade, inventados pelos homens. Quando intentamos nos comunicar com alguém, primeiro, temos uma idéia, um pensamento acerca do que pretendemos transmitir. Esse pensamento, para ser percebido, interpretado e compreendido, precisa ser codificado, isto é, transformado em palavras, materializado. O pensamento só pode ser compreendido por meio dos códigos de linguagem.
- O processo da comunicação, inicialmente, exige três elementos, a saber: emissor, receptor e mensagem. Faltando qualquer um desses elementos, a comunicação não se estabelece. É inconcebível a comunicação de emissor a receptor sem mensagem; de emissor e mensagem sem receptor ou de mensagem sem emissor e receptor.

2.4. Elementos da Comunicação.
- A mensagem é o objeto e a finalidade da comunicação humana. Toda mensagem possui um significado e carrega propriedades e percepção comuns ao emissor e receptor.
- Outro elemento importante é a interpretação. Na verdade, ela é a chave de toda a comunicação. Dela é que vai depender a dedução e a compreensão da mensagem.
- O meio pode facilitar ou dificultar a interpretação. Entretanto, é o conteúdo da mensagem que vai indicar ao transmissor o meio a ser escolhido. No ensino, os meios de comunicação estão representados pela voz, o corpo de quem ensina e os recursos didáticos, visuais ou auditivos. A mensagem, para ser compreendida, deve estar sempre em harmonia com os requisitos de clareza, rapidez e disponibilidade de meios.

3. ATITUDES QUE DIFICULTAM A COMUNICAÇÃO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS
3.1. Valorização do conteúdo em detrimento das necessidades do liderado.
- Há líderes que não sabem ou não percebem que são maus comunicadores. Estes estão mais preocupados com a medíocre exposição de seus ensinamentos do que com o verdadeiro aprendizado de seus liderados. Tais líderes acham que sua função consiste em simplesmente transmitir conhecimentos e que é obrigação do liderado ouvir e compreender tudo o que lhe é passado, sem qualquer questionamento. Seu modo de liderar baseia-se no monólogo, isto é, na famosa “salivação”. Só ele fala, e os liderados, ouvem.

3.2. Desorganização das idéias, dificultam a compreensão da mensagem.
- Alguns líderes têm suas idéias tão mal organizadas que sua mensagem é confusa e insegura. É preciso concatenar as idéias, organizá-las com lógica.

3.3. Esquemas mentais rígidos dificultam a compreensão da mensagem.
- Há líderes que têm suas idéias tão perfeitamente organizadas que não há em sua prática lugar para a imaginação criativa dos liderados. Tais líderes, por acharem que devem encher suas mentes de conteúdos, colocam sobre seus ombros um peso enorme de responsabilidade.

3.4. A má utilização do vocabulário.
- Há líderes que não se preocupam com a ampliação do universo vocabular dos liderados. Outros se utilizam de linguagem e vocabulário rebuscados com o intuito de impressioná-los. O correto é dar o sentido das palavras na medida em que elas surjam.

3.5. Muitas idéias em um único contato.
- A maneira de expor os ensinamentos é outro problema que dificulta a boa comunicação entre líderes e liderados. Muitos líderes colocam tantas idéias em cada contato que somente algumas delas são compreendidas e retidas no pensamento do liderado.

3.6. Elocução deficiente.
- Falar rápido demais, articular mal as palavras, usar voz baixa e em tom monótono são comportamentos que dificultam a boa comunicação entre o líder e o liderado. É necessário que o líder também se preocupe com sua dicção, portanto, respeite a pronúncia correta das palavras; faça soar nas frases as palavras tônicas; pronuncie os finais das frases, sem enfraquecê-las e aprenda a usar a arte do silêncio, de onde nasce a força das pausas.

4. TRÊS PONTOS CHAVES NA COMUNICAÇÃO
- Falar, Ouvir e Compreender.
4.1. Falar
- É a parte mais fácil e às vezes a mais difícil. Pense antes de falar, mas não fale tudo o que pensar. Muitas das vezes falamos o certo, porém na hora não apropriada e de forma errada.
4.2. Ouvir
- Qualquer pessoa sente-se importante e valorizada quando nos dedicamos a ouvi-la.
4.3. Compreender
- Se houver disposição para ouvir, haverá compreensão sempre.

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